Vijñana Yoga
13 setembro 2022 •
18:30 - 19:45
Descrição
A palavra em sânscrito Vijñana poderá ser traduzida em conhecimento, discernimento, poder da verdade.
É por ação do conhecimento, verdade, da natureza infinita, divina e unida que comtemplamos, na força da alegria, espontaneidade e iluminação, o estado de estar. Assim ouso dizer que por ação do conhecimento transcendemos de uma natureza humana para uma natureza divina.
Utilizando palavras de Helena Blavatsky : “A lâmpada brilha quando estão limpos óleo e pavio. [...] Tanto a ação como a inação podem caber em ti, o teu corpo agitado e mente tranquila, a tua alma límpida como um lago da montanha"
Mas o que é esse conhecimento que faz transcender iluminar? O que é de facto Vijnana?
Cito a minha mestre Teresa Caldas “A consciência e a convicção de que poderemos fazer fogo com madeira, isso é jñāna (conhecimento). Mas fazer fogo, cozinhar arroz no fogo, comer o arroz, isso é vijñāna.”
A palavra Yoga em sânscrito tem inúmeras traduções: a mais idealmente repetida é união.
“A prática de Yoga é uma arte, uma ciência, uma filosofia, que transforma a vida humana a todos os níveis físico, mental e espiritual. É um método prático que permite dar um sentido nobre à vida” Iyengar
Gosto de dizer que Yoga é perícia em ação.
As práticas que proponho foram compiladas e propostas por Orit Sen Gupta. Graduada em Estudos Indianos na Universidade Hebraica, mora em Jerusalém, ensina e forma professores de Vijnana Yoga por Israel, América do Norte e Europa. Na sua jornada, Orit Sen Gupta teve o prazer de aprender com Guruji Iyengar, Pattabhi Jois, Dona Holleman e outros importantes e dedicados yogis.
Existem 7 principios vitais nesta pratica:
1) relaxar o corpo
2) silenciar a mente
3) intençao
4) enraizar
5) conectar
6) respirar
7) expandir
Eu tenho o privilégio de estar a ser formada por Teresa Caldas, co fundadora de Vijnana Yoga International, com mais de 30 anos de prática. Também aprendeu com Guruji Iyengar, Dona Holleman, Orit Sen Gupta e outros importantes e dedicados yogis.
Hoje estou a terminar o terceiro ano desta transformadora formação. Entusiasmada para partilhar este saber.
. . .
Encontra a contemplação de estar, meditando.
A Sadhana permitirá.
Tempo, dedicação, devoção e Self-awerness.